ANÁLISE DE DADOS X AUDITORIAS

ANÁLISE DE DADOS X AUDITORIAS

Conceito de Auditoria em Nutrição – exame analítico ou pericial feito por Nutricionista, contratado para avaliar, dentro da sua especialidade, as operações e controles técnico-administrativos inerentes à alimentação e nutrição humana, finalizando com um relatório circunstanciado e conclusivo, sem, no entanto, assumir a Responsabilidade Técnica.

FONTE: Cartilha Assessoria/Consultoria CRN3 – Setembro/2019 Gestão 2017-2020

.Clique abaixo para fazer o download da Cartilha Digital Assessoria, Consultoria e Auditoria em Alimentação e Nutrição

Dentro das atividades de Consultoria pode estar contemplado o serviço de Auditoria. As auditorias, de preferência devem comercializadas de forma independente, sou seja desvinculada de um serviço de Assessoria. Se não for possível, ou seja, o cliente deseja contratar um Assessor e incluir auditorias periódicas no trabalho, é de grande importância que o auditor seja um profissional diferente do consultor que realizará a assessoria.

Mas por que isso é tão importante?

Vamos lá, o consultor que fará a implantação do serviço de Assessoria, em geral, está mergulhado nos processos e acaba viciando a visão crítica, e isso pode prejudicar uma Avaliação que deve ser completamente imparcial e foca na prevenção de Riscos. Além do que, a Auditoria pode contribuir na revisão de alguns procedimentos implantados pelo consultor na Assessoria.

Auditoria, Inspeção, Auditor
Análise de Dados

Outro ponto muito importante, é que o processo de Auditoria deve ser implantado apenas após os procedimentos já descritos, implantados e implementados, inclusive com a equipe devidamente treinada. Isso faz com que os resultados fiquem mais assertivos e conforme o ciclo PDCA, só é possível avaliar (checar) após a etapa e implantar (agir).

Além disso, um processo de Auditorias Periódicas deve ser bem descrito, contemplando todas as variáveis necessárias para que os resultados não sejam mascarados. Exemplo: periodicidade, nota de corte, quem irá acompanhar o auditor, situações impeditivas, e etc., e o mais importante, QUEM E QUANDO FARÁ A TRATATIVA DAS NÃO CONFORMIDADES E OBSERVAÇÕES, detectadas nas Auditorias.

Para que uma Auditoria seja de fato considerada uma Ferramenta da Qualidade, não há sentido em não realizar as tratativas necessárias, bem como, realizar a análise de dados (tabulação) afim de um ciclo de aplicação de Auditorias, pois essa análise pode trazer informações preciosas para o planejamento estratégico de Treinamentos, Capacitações e revisão de processos.

Exemplos de indicadores para a análise de dados e possíveis tratativas após análise da causa raíz:

  • Frequência de produtos vencidos (implantar ferramenta de verificação);
  • Incidência de NC relacionadas a registros de temperatura (reforço de treinamento, alteração das planilhas);
  • Incidência de NC relacionadas a identificação de produtos (reforço de treinamento);
  • Incidência de ausência de uso de EPIs (implantação de medida disciplinar).

Para maiores informações, entre em contato: https://linktr.ee/consunutri

0 comentários

Deixe uma resposta

Se inscreva para receber nossas novidades!

Envie via WhatsApp