CONSULTORIA EM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO X INDUSTRIA DE ALIMENTOS

CONSULTORIA EM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO X INDUSTRIA DE ALIMENTOS

Parece irrelevante, mas é muito comum o profissional técnico não se atentar as diferenças na prestação de serviços de regularização sanitária entre os diferentes locais, suas necessidades, legislações aplicáveis e etc.

Neste artigo vamos abordar as principais diferenças entre Serviço de Alimentação e Indústria de Alimentos.

Muito dessa confusão ocorre, pois, a legislação primária, que trata sobre Boas Práticas, muitas vezes é mesma a qual uma indústria de alimentos e um restaurante precisa se submeter, contudo a regularização sanitária nas industrias vai muito além disso.

Além das Boas Práticas, a regularização se inicia desde a pesquisa de zoneamento do munícipio, para saber se no local é permitido a instalação de uma indústria, se há necessidade ou não de licença ambiental, projeto de estrutura e equipamentos e de acordo com a natureza do produto se será realizado registro no MAPA ou na ANVISA. Ainda temos a análise de quem poderá assumir a Responsabilidade Técnica, elaboração de PACs (Programas de Auto Controle) além do Manual, POPs (Procedimento Operacional Padrão), PPHOs (Procedimento Padrão de Higiene Operacional) e APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

O processo de fabricação deve obedecer aos PIQs (Padrões de Identidade e Qualidade) e IN (Instruções Normativas) pertinentes ao produto, bem como informações de rotulagem, análises para determinação de vida de prateleira, controle de Lote e Rastreabilidade, entre outros.

Outras diferenças também ocorrem nas áreas de Varejo por exemplo, entreposto de Hortifrutigranjeiros, Armazéns logísticos e etc.

Enfim, mais uma vez reforçamos que para ser um Consultor não basta apenas estar “cansado” da rotina de um trabalho de 10 anos em uma UAN. É necessário ampliar a rede de conhecimentos e experiências, de preferência atuando primeiro em parceria com uma Consultoria já consolidada no mercado, evitando assim um serviço de qualidade que pode deixar a desejar.

A Consunutri possui experiência em diversos seguimentos da Área de Alimentos, venha nos conhecer!

0 comentários

Deixe uma resposta

Se inscreva para receber nossas novidades!

Envie via WhatsApp