QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Tanto a legislação sanitária como a norma ISO indica a necessidade de os estabelecimentos alimentícios possuírem um processo de gestão de fornecedores.

Incompatibilidades entre suas necessidades e as ofertas de um fornecedor pode causar custos, atrasos, retrabalho e até prejudicar a reputação da empresa, por isso fazer uma avaliação de fornecedores eficaz e sistêmica é tão importante.

O item 14.1 da Portaria 2619 do município de São Paulo diz: “O fornecedor deve ser selecionado por meio de auditoria, avaliação de especificação técnica e de sistema de qualidade, como subsídio para a qualificação, triagem e cadastramento”.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/portaria_2619_1323696514.pdf

No requisito 8.4 da Norma ISO 9001:2015, que trata de Controle de processos, produtos e serviços providos externamente determina que cabe a empresa controlar e garantir que os processos, produtos e serviços dos fornecedores externos também estejam conforme os requisitos.

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?Q=b1hQQnJoRjZRRkNncFMrbDVkTjZiQ3pWMDJTUTZtODh6S0JGNGpYNnBZQT0=

Para a documentação desse processo, em geral as empresas criam um POP de Qualificação para Fornecedores.

Etapas importantes que devem conter no POP desse processão são:

Avaliação: Determinar que tipo de requisito cada seguimento de fornecedor deve atender e avaliar os possíveis fornecedores que podem vir a nos vender algo. Assim, avaliar significa entender se aquele provedor externo é bom ou não, se nos atende ou não e qual a qualidade do seu produto ou serviço.

Seleção: Escolher de quem, de fato, vamos comprar, quem vamos contratar. Então, enquanto a Avaliação fornece informações a Seleção corresponde a uma tomada de decisão assertiva.

Monitoramento: mesmo realizando uma boa Avaliação do fornecedor, é preciso monitorar para garantir que os padrões de qualidade estão sendo mantidos.

Reavaliação: Periodicamente, é preciso avaliar se seus fornecedores continuam atendendo os padrões de qualidade. Além disso, também é preciso conferir se os requisitos do seu processo não foram alterados e, dessa forma, se não é necessário reavaliar o que o provedor externo te entrega.

Saiba mais entrando em contato conosco da Consunutri. Com certeza um Mentor poderá lhe conduzir no melhor processo de desenvolvimento.

0 comentários

Deixe uma resposta

Se inscreva para receber nossas novidades!

Envie via WhatsApp